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LGPD – Como continuar fazendo marketing e estar adequado?

Resumo da redação   

Onde existir coleta, tratamento ou armazenamento de dados pessoais, existirá a obrigatoriedade da aplicação da Lei Geral de Proteção de […]

LGPD – Como continuar fazendo marketing e estar adequado?

18/11/22

Onde existir coleta, tratamento ou armazenamento de dados pessoais, existirá a obrigatoriedade da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso se dá nos mais diversos setores, inclusive no marketing. 

As diretrizes apresentadas pela LGPD forçam as organizações a criarem ordem sobre os dados que elas possuem, ao passo que esta ordem habilita as organizações a obterem insights que antes estavam escondidos em informações desorganizadas. 

Por consequência, além de garantir a proteção de direitos e liberdades fundamentais, poderá gerar incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico.

Vale dizer que, operacionalmente, será muito difícil ignorá-la, uma vez que a LGPD, já vem sendo exigida pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD), mas mais do que isso, o próprio mercado está aumentando fortemente as cobranças das empresas, seja por meio dos clientes, seja pelas empresas parceiras que, para manter relações, exigem a adequação.

Assim, com o aumento da conscientização, as pessoas estarão mais atentas ao quanto as empresas com que se relacionam são bem sucedidas em garantir seus direitos como titulares de dados.

Nesse sentido, a sua empresa precisa adequar todos os setores internos que tratam dados pessoais, ou seja, precisam estar adequados o setor comercial, o setor de vendas, RH, atendimento ao cliente, financeiro e entre tantos outros, também o setor de marketing. 

Como adequar o setor de marketing a LGPD?

Muitos temem não poder continuar realizando o marketing dos seus negócios em razão das exigências da LGPD. Mas não se desespere, a legislação de proteção de dados veio para organizar e proteger essas informações e não para proibir a utilização dos dados.

Para que você entenda como poderá seguir realizando o marketing da sua empresa, nós separamos 5 passos que vão te ajudar nessa jornada de adequação à LGPD, permitindo que você siga divulgando o seu negócio sem ter dores de cabeça.

1. A sua base de Leads precisa de bases legais

Com o surgimento da LGPD, para que você possa se comunicar com os seus contatos, é necessário encontrar uma hipótese da lei que autorize essa comunicação, as quais são chamadas de bases legais.  

Essas hipóteses de tratamentos de dados estão elencadas no art. 7º da LGPD. Para fins de Marketing e Vendas, existem três bases legais que tendem a ser mais utilizadas, quais sejam: consentimento, legítimo interesse e contratos.  

Entender as bases legais é um passo muito importante para garantir que a sua empresa não esteja enviando comunicações para contatos de maneira proibida por lei.

Nesse sentido, reserve um tempo para se informar sobre o assunto, pois quanto maior for a compreensão sobre o tema, maiores as chances de você conseguir manter o volume da sua base atual de contatos e continuar se comunicando com eles.

2. Colete apenas os dados necessários

A LGPD traz a importância da minimização no uso de dados: o ideal é coletar e utilizar apenas os dados estritamente necessários para a realização dos objetivos da empresa.

Vamos supor que você possua uma clínica estética, e que no seu processo de cadastro do cliente você colete o email, não havendo nenhuma possível interação via email, pois a assinatura do contrato se dá de forma física e presencial. O ideal é que a sua empresa não solicite o email dos contatos que possui, visto que esse dado não é necessário para que a empresa consiga vender e se comunicar com esses clientes.

3. Revise estratégias de prospecção invasivas

A LGPD não tem o objetivo de servir como barreira no processo comercial da sua empresa, tampouco de piorar os resultados que você já vem obtendo. Há muito espaço para o Marketing explorar e usar a criatividade para entender quais as melhores formas de realizar as mudanças necessárias de maneira funcional – tanto para fins de adequação à lei, quanto para o negócio.

No entanto, é preciso estar atento às práticas que podem ser consideradas invasivas ou discriminatórias. Uma prática bastante utilizada, é a compra de listas de contatos de empresas que vendem informações de consumidores na internet. 

Esse modelo tende a apresentar incompatibilidades com a LGPD, a menos que essa empresa que disponibiliza essas informações possua bases legais adequadas para realizar a mineração dos dados. 

O ideal é rever as suas estratégias de aquisição de contatos, pois existem muitas formas de você atrair a atenção do consumidor de forma espontânea e natural, sem precisar recorrer a mecanismos tão invasivos, utilizando as estratégias que estão contidas na metodologia do Inbound Marketing.

4. Lembre-se dos cookies

Cookies são identificadores que ficam salvos no navegador do dispositivo das pessoas que visitam a página da sua empresa. Eles podem ser utilizados para diversas finalidades, como mensurar audiência da página, gerar estatísticas, monitorar o comportamento do usuário no seu site etc. 

A LGPD determina que um dado pessoal pode ser uma informação ou um conjunto de informações que possam vir a identificar determinada pessoa. Assim, determinados tipos de cookies podem ser considerados dados pessoais. Fique ligado!

5. Facilite a saída

Diga às pessoas que elas têm o direito de retirar seu consentimento a qualquer momento e como fazer isso. A saída deve ser tão fácil quanto foi a entrada.

No entanto, sabemos que muitas vezes não é dessa forma que acontece. Quantas vezes você, como consumidor, já sentiu dificuldades para cancelar uma assinatura ou se desinscrever de uma lista de emails, por exemplo? Não seja essa empresa chata que não dá liberdade de escolha para os seus leads. 

Faça o seu lead permanecer pelo excelente conteúdo que você entrega. Mas você nunca conseguirá agradar todo mundo, então deixe os leads desinteressados partirem e retornarem quando fizer sentido para eles.

Conclusão

A verdade é que, cada empresa possui realidades e necessidades específicas de adequação à lei. Nesse cenário, buscar aconselhamento profissional é imprescindível para um processo de adequação bem-sucedido. 

Para isso, você pode contar com a LeV Compliance

Realizamos a adequação da sua empresa de acordo com o exato tamanho, riscos e necessidades, com entregas ágeis, facilitadas e de custo acessível. Além de entregar toda a adequação a LGPD, a LeV Compliance dissemina a cultura da LGPD para os colaboradores. 
Elaboramos o diagnóstico da sua empresa, para que você possa entender em qual momento da adequação você se encontra ou se já está totalmente adequado. Basta chamar nosso time AQUI.

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