Blog | LeV Compliance

O que é acreditação em saúde e para que serve?

Resumo da redação   

Quando se trata de Gestão e Certificação para Acreditação Empresas que trabalham no ramo da saúde, necessitam de cuidados redobrados.


O que é Acreditação em saúde e para que Serve?
O que é acreditação em saúde e para que serve?

07/06/22

Empresas que trabalham no ramo da saúde, necessitam de cuidados redobrados, seja no que diz respeito aos procedimentos dos serviços que entregam, seja nas questões que se referem ao sigilo e segurança das informações a que têm acesso.

Organizar as estruturas desses serviços e garantir a qualidade na entrega é bastante desafiador. Em razão disso, profissionais que atuam nesse campo, especialmente gestores de saúde, têm buscado capacitação e soluções de melhoria contínua. 

Essas ações estão ligadas a gestão da qualidade, que são aplicados à realidade de hospitais, clínicas, laboratórios e outras prestadoras de serviços em saúde.

Nesse cenário, surge a acreditação, que se mostra extremamente necessária, pois pesquisas mostram que falhas hospitalares causam mortes de dezenas de pacientes todo ano e que é possível mudar essa realidade, com ações preventivas e profissionais melhor preparados.

Mas afinal, o que é acreditação em saúde?

A acreditação é um processo que atribui excelência na assistência clínica e gerencial de uma instituição de saúde. Esse não é um percurso obrigatório, mas as entidades utilizam essa titulação para comprovar a qualidade nos serviços prestados. Esse procedimento avalia e certifica os serviços de saúde a partir de uma série de parâmetros qualitativos estabelecidos por uma instituição externa.

No Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é a instituição responsável pelo estabelecimento de padrões de qualidade e segurança em saúde. Também possui a metodologia de acreditação mais conhecida em solo nacional, emitindo certificados e selos de qualidade e autorizando instituições acreditadoras.

As organizações homologadas pela ONA, são as chamadas IACs (Instituições Acreditadoras), que são autorizadas a certificar as organizações prestadoras de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas e etc.

Para que serve o sistema de acreditação em saúde?

A acreditação é usada no mundo inteiro para garantir um alto nível de referência de qualidade em cuidados de saúde. Ela deve ser um dos elementos centrais da estratégia para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados prestados.

Os resultados dessa implantação trazem maior motivação aos profissionais no atingimento dos objetivos do trabalho e no desenvolvimento de habilidades relacionais não apenas na melhoria dos processos, mas na sustentação da qualidade e segurança do cuidado, apoiando cada vez mais o fortalecimento da cultura organizacional.

Dessa forma, é possível tornar a gestão da instituição mais eficiente e assegurar uma assistência de qualidade aos pacientes, com segurança e organização.

Acreditação e a LGPD

Desde 2020, clínicas médicas, hospitais, consultórios e demais estabelecimentos na área da saúde precisam manter seus sistemas adequados à Lei Geral de Proteção de Dados. Profissionais da saúde e diretores dessas instituições devem estar atentos para adaptar seus processos e culturas internas de forma a garantir a segurança de dados de seus pacientes.

A legislação visa acabar com o mercado de dados pessoais para fins comerciais sem a autorização do usuário, como por exemplo a venda de informações pessoais inicialmente coletadas por outras empresas.

A lei também tem por objetivo aumentar a segurança de informações confidenciais. Por isso, trata com mais rigor os dados passados entre os sistemas das próprias instituições da área da saúde, entre clínicas e hospitais, laboratórios ou operadoras de saúde.

Desse modo, aquelas empresas da área da saúde que buscam acreditações, a fim de demonstrar que possuem excelência em seus serviços e entregas, deverão estar adequadas à LGPD. A segurança dos dados é um ponto de grande relevância, observado pelos clientes no momento em que vão escolher a empresa que prestará os serviços que estão buscando.

Conclusão

Como visto, a acreditação dos serviços de saúde é uma titulação importante que reflete a qualidade da assistência clínica prestada e o interesse dos gestores pelo aprimoramento das atividades. 

A acreditação se destina à avaliação da instituição de saúde como um todo. Portanto, é imprescindível que os gestores analisem os requisitos, se preparem para as auditorias e estejam empenhados em modificar as não conformidades.

Para estar de acordo com a LGPD, e obter a aprovação da acreditação, os gestores precisam contar com uma empresa especializada, que realize a entrega completa da adequação, atendendo todos os pontos exigidos pela legislação. 

Conte com a LeV Compliance, especialista na adequação à LGPD de empresas da área da saúde, para obter o certificado de empresa adequada à LGPD. Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.



(55) 3511-2553
atendimento@levcompliance.com.br

R. Dr. Francisco Timm, 2755
98781-404 - Timbaúva
Santa Rosa - RS