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A Importância de um Código de Ética e de Conduta para sua Empresa

Resumo da redação   

O código de ética e de conduta é uma ferramenta que define valores e orienta as ações dos colaboradores de […]

A Importância de um Código de Ética e de Conduta para sua Empresa

12/06/20

O código de ética e de conduta é uma ferramenta que define valores e orienta as ações dos colaboradores de uma organização, a fim de que seja criada uma cultura organizacional. As regras devem ser observadas por todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço da companhia, abrangendo os setores da alta administração ao chão de fábrica, sem exceções.

Primeiramente, para que o código de ética e de conduta funcione, você precisa disponibilizar o acesso às informações nele contidas, para toda a empresa. Afinal, todos os colaboradores devem ter conhecimento da sua existência, para ter entendimento sobre a sua utilização e ciência das penalidades em caso de descumprimento.

Esse código servirá como bússola, que guiará os colaboradores da empresa para o caminho das práticas éticas e legais na realização de suas atividades, estabelecerá entre outros tópicos, os direitos e obrigações dos diretores da empresa, gerentes, funcionários, agentes e parceiros comerciais.

Ademais, o código de ética e de conduta será considerado a identidade da empresa, pois nele estarão relacionados, de forma clara, os valores, a missão e a visão do seu negócio.

Assim, esclarecido o que é e a importância do código de ética e de conduta, trago para vocês alguns passos importantes para a elaboração de um código completo e eficiente:

1. Defina as pessoas que vão participar da elaboração do código:

É muito importante você escolher os colaboradores que conheçam a empresa e que possam auxiliar o responsável pelo desenvolvimento do código de ética e de conduta, esse comitê trabalhará em equipe para conseguir “colocar no papel a identidade da empresa”.

2. Faça uma auditoria em todos os setores da empresa:

Para desenvolver um bom código de ética e de conduta, você precisa conhecer a empresa. Por mais que sejam disponibilizados colaboradores para te auxiliar com informações relevantes, você precisa sentir como é o dia a dia daquele empreendimento, saber os pontos fortes e os pontos fracos, para então ter uma visão mais clara da cultura da empresarial e elaborar um código que represente a identidade da empresa.

3. Desenvolva o código:

Com base nas informações coletadas e com a ajuda do comitê, desenvolva o conteúdo de maneira clara e objetiva, com frases curtas e explicativas, pois o código precisa ser compreendido por todos os colaboradores da empresa, do menor ao mais elevado nível de escolaridade. Ademais, é essencial que seja avaliada a legalidade das condutas introduzidas no código.

4. Analise o código e faça adequações:

É muito importante você disponibilizar o código para avaliação do comitê, ou seja, daquelas pessoas diretamente ligadas ao negócio. É necessário ter uma visão de dentro da empresa, para se ter a certeza da viabilidade da aplicação das determinações no cotidiano empresarial e para que não haja falhas nem indefinições.

5. Publique e divulgue:

Após todas as edições necessárias e a finalização do código, é necessário publicar e divulgar o documento. Hoje, com toda a tecnologia disponível, é possível disponibilizar o documento na intranet da empresa, para que todos tenham acesso ou até mesmo encaminhar por e-mail para o colaborador.

Para efeito de eventuais penalizações por desvio de conduta, o RH deve ter algum comprovante de que todos os colaboradores leram e estão de acordo com o código. Para garantir isso, é fácil: basta adicionar à publicação um botão de confirmação que deverá ser acionado pelos colaboradores no ato da leitura, ou ter a confirmação do recebimento do e-mail. Além da publicação, é importante que a divulgação das regras seja constante.

Comunicando as normas de forma atrativa, fica mais fácil ampliar o interesse e o entendimento dos colaboradores sobre a relevância do código de conduta.



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