Blog | LeV Compliance

Sua empresa e o corona vírus, você sabe como agir?

Resumo da redação   

Corona vírus e sua empresa, você sabe como agir? Cada região do país vive uma realidade diferente em relação à […]


Sua empresa e o corona vírus, você sabe como agir?

16/03/20

Corona vírus e sua empresa, você sabe como agir?

Cada região do país vive uma realidade diferente em relação à corona vírus. São Paulo, por exemplo, é o lugar onde há mais casos confirmados. Alguns Estados não possuem nenhum caso. Já o RS, Estado onde moro, no momento são 7 (sete) os casos confirmados. Por fim, o Brasil como um todo, hoje já apresenta um quadro com mais de 200 casos confirmados.

Como bem sabemos, eventos estão sendo cancelados para evitar aglomeração de pessoas, mas você sabe como agir dentro da sua empresa?

Primeiramente, você deve estar atento às recomendações das autoridades de saúde da sua cidade/região. Há lugares em que as aulas das escolas já foram canceladas e o trabalho nas empresas suspenso. Nesses casos, as pessoas devem ter o bom senso de ficar em casa, devem lembrar que não estão de férias, mas sim evitando uma contaminação geral de corona vírus na população.

Temos que ter em mente que a saúde vem em primeiro lugar, não podemos deixar que o caos tome conta, precisamos cuidar da saúde de toda população.

Seguindo essa linha de raciocínio, você dono de empresa, deve estar se perguntando sobre os prejuízos que isso vai lhe causar, certo? E é isso mesmo, se não há produção, não há dinheiro girando, mas lembre-se que o risco do negócio é exclusivo dos donos da empresa. Assim, não há como penalizar os funcionários que porventura terão que ficar em suas casas em razão da corona vírus.

Nessa hora deve prevalecer o bom senso, pois o funcionário precisa receber o salário no final do mês. Cada situação deve ser analisada em seus detalhes, chegando a um posicionamento que não prejudique a saúde e o salário do funcionário e se possível que não prejudique a empresa.

Diante de todos esses cuidados, seguem algumas dicas de posicionamento para você que mora em alguma região em que as autoridades estão recomendando que as empresas evitem a aglomeração de funcionários:

  • Férias coletivas: Feche a empresa por este período necessário e dê férias coletivas aos funcionários;
  • Home office: nos casos possíveis, faça um aditivo temporário ao contrato de trabalho dos seus funcionários, para que eles possam realizar o trabalho em casa, pelo período necessário;
  • Compensação de jornada: dispense os funcionários agora e crie um plano estratégico para recuperar depois que a situação estiver normalizada;
  • Licença remunerada: dispensa os funcionários, mas terão que receber o salário normalmente.

Lembrando que essas são algumas dicas de como proceder no caso das empresas que terão que suspender suas atividades. Porém, aquelas que seguirão normalmente com seu expediente e houver algum caso de funcionário contaminado com o corona vírus, ou até mesmo ser suspeito, os atestados médicos justificam as faltas, não devendo haver desconto salarial.

Não se esqueça das principais atitudes para prevenção: lave bem as mãos com bastante frequência, use álcool gel, mantenha-se hidratado, quando necessário use máscaras e luvas. Caso a empresa oriente a utilização dos EPI’s de prevenção, o funcionário é obrigado a utilizar. Havendo recusa, poderá ser aplicada uma advertência.

Por fim, se continuar o trabalho na sua empresa, tenha cautela com os funcionários da zona de risco. Todos os cuidados são válidos para que a população em geral tenha saúde e a situação se normalize o mais breve possível.

Saiba tudo através das nossas redes sociais! Acesse:



(55) 3511-2553
atendimento@levcompliance.com.br

R. Dr. Francisco Timm, 2755
98781-404 - Timbaúva
Santa Rosa - RS