Blog | LeV Compliance

5 Ferramentas do Compliance Trabalhista

Resumo da redação   

Estamos vivendo numa sociedade globalizada, na qual as relações humanas se mostram cada dia mais complexas. Tal circunstância tem gerado […]


5 Ferramentas do Compliance Trabalhista

08/08/20

Estamos vivendo numa sociedade globalizada, na qual as relações humanas se mostram cada dia mais complexas. Tal circunstância tem gerado muitos efeitos jurídicos no âmbito empresarial e, nesse cenário, as práticas de profissionalização e governança corporativa têm se tornado cada vez mais importantes para garantir o potencial empreendedor das empresas. É o caso do compliance trabalhista, ferramenta poderosa de integração de boas práticas corporativas, que organiza processos internos, e que apresentam impactos em toda a sua organização.

O compliance trabalhista estabelece na sua empresa um programa claro de processos que visam o bom andamento dos critérios legais de contratações, demissões, relação interpessoal entre empregados, normas de saúde e segurança do trabalho, terceirização de serviços entre outros.

O programa apresenta ferramentas que objetivam alterar ou otimizar a cultura organizacional das empresas, sobretudo, por meio de novas condutas que buscam a regularidade da atividade da organização e o comprometimento de seus colaboradores, gerando segurança jurídica para a empresa na tomada de decisões.

Importa esclarecer que o programa de compliance trabalhista é personalíssimo e deve ser voltado às necessidades específicas da sua empresa, sempre aliado às metas almejadas pela alta administração.

Nessa perspectiva, trouxemos para você 5 ferramentas importantes do compliance trabalhista:

Auditoria e avaliação de riscos: Inicialmente, deve ser feito toda a análise da empresa, estudar o negócio, conhecendo as características da prestação de serviço, o mercado o qual está inserido, a missão e os valores da empresa, a gestão financeira, e todos os detalhes que possam impactar no desenho dos processos internos do seu negócio. Posteriormente, deve ser realizado um diagnóstico dos problemas a serem enfrentados na empresa, mapeando os riscos externos e internos, com base nas normas internas e legislação vigente voltados ao negócio em específico;

Pesquisa de clima organizacional: a partir de métodos e técnicas apropriadas, é possível conhecer os obstáculos organizacionais humanos, relacionados à rotina laboral, ao dia a dia dos colaboradores. Aqui se busca avaliar assédios, síndrome de Burnout, lideranças negativas, ou outros problemas que prejudicam a produtividade da empresa. A ideia é melhorar a vida dos trabalhadores, pois equipe satisfeita produz mais e melhor, além de atrair novos clientes.

Código de conduta, Regulamento Interno e Políticas da Empresa: tais documentos deixam a gestão transparente, evidenciando os princípios e valores adotados pela empresa. O que é claramente combinado fica mais fácil de ser exigido. Aqui pode-se regulamentar condutas, horários, uso de uniformes, utilização de EPI, celulares e outras condutas proibidas, permitidas e/ ou obrigatórias;

Treinamento corporativo: Definidos a missão, os valores, os padrões e os procedimentos internos a serem seguidos na organização, passa-se ao treinamento corporativo, objetivando disseminar a cultura ética nos negócios e nas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. Aqui serão disseminadas novas condutas, novos conceitos e princípios que afetam e melhoram a performance de cada colaborador um;

Monitoramento: Um processo de avaliação constante ou monitoramento é prática necessária para avaliação da efetividade do programa de compliance. Por meio do monitoramento e de uma auditoria interna constante é possível identificar se a empresa está seguindo o rumo do programa de compliance, se a produtividade dos funcionários está atendendo às expectativas, bem como se os riscos diagnosticados estão sendo minimizados e/ou evitados.

Como se observa, o programa de compliance trabalhista apresenta importantes ferramentas de diagnóstico, fiscalização e controle, que se relacionam ao cumprimento da política organizacional, auxiliando no acompanhamento e na inspeção de toda cadeia produtiva da empresa, melhorando o clima organizacional, reduzindo os custos da empresa, e atraindo mais clientes para o seu negócio.

Todas essas ferramentas corroboram diretamente para a saúde do seu negócio e necessitam de constantes adaptações e acompanhamento, visto que estas boas práticas evoluem junto da sociedade, suas leis e tecnologias disponíveis.

Por isso, em nossas redes sociais, mantemos nossos seguidores atualizados e preparados para lidar com essas mudanças. Acesse nossas redes e fique antenado com tudo que é de mais novo na área de compliance trabalhista.

Nossas redes sociais:



(55) 3511-2553
atendimento@levcompliance.com.br

R. Dr. Francisco Timm, 2755
98781-404 - Timbaúva
Santa Rosa - RS