Blog | LeV Compliance

Qual é a melhor forma de proteger a propriedade intelectual da sua empresa?

Resumo da redação   

Quem é empreendedor sabe que os desafios são diários. Fazer a gestão de uma empresa envolve muitas demandas e adequação […]

Qual é a melhor forma de proteger a propriedade intelectual da sua empresa?

23/05/23

Quem é empreendedor sabe que os desafios são diários. Fazer a gestão de uma empresa envolve muitas demandas e adequação a diferentes leis, que em alguns momentos podem passar despercebidos se você não tiver pessoas especialistas lhe auxiliando em cada área. 

A proteção da propriedade intelectual da empresa é um desses importantes passos no seu negócio. A marca é um dos principais ativos do negócio e o registro é uma forma de garantir que ela seja exclusiva.

E imagino que agora devam estar surgindo inúmeras perguntas sobre o que é um registro de marca; por que devo fazê-lo, qual a melhor forma de proteger a propriedade intelectual da minha empresa, entre outras dúvidas. E são essas as informações que estaremos trazendo para você.

O que é propriedade intelectual?

A propriedade intelectual é o conceito que se refere a todos os bens não materiais relacionados à pesquisas, ideias e inovações dentro da empresa. Esse conceito está relacionado ao direito autoral do que é produzido na organização. 

Dessa forma, os relatórios, resultados de pesquisa de mercado, produções textuais ou outras questões relacionadas à marca da empresa fazem parte da propriedade intelectual do negócio.

Por que você deve proteger a propriedade intelectual da sua empresa?

Proteger esses bens é importante para qualquer empresa. Isso porque esse processo evita problemas com a justiça, principalmente aqueles relacionados ao questionamento da propriedade intelectual de determinados produtos não tangíveis. 

Um exemplo que podemos trazer é o caso de um antigo colaborador mal-intencionado, que entra na justiça para afirmar que determinado produto ou estudo é uma criação dele e não da empresa, gerando uma série de gastos e problemas para a organização.

São vários os motivos para você começar agora mesmo o processo de registro de marca para sua empresa. Desde evitar problemas de direito autoral até desenvolver e crescer a empresa, gerando mais renda. Confira mais alguns motivos:

  • Evita cópias ou uso indevido;
  • Ganhar mais credibilidade e autoridade no mercado;
  • Gera lucros constantes direta ou indiretamente por meio de licenças;
  • Possibilidade de criar franquias.

Como garantir a proteção da propriedade intelectual?

Entendida a importância desse processo, vamos entender como garantir a proteção da propriedade intelectual na sua empresa. Veja agora algumas boas práticas nesse aspecto:

  • Crie registros legalmente válidos:

Existem diversos registros que garantem a propriedade intelectual da sua empresa, como a patente, marca e direito autoral. Dessa forma, verifique quais são os tipos de registro de acordo com a propriedade que você quer proteger e, com isso, crie registros junto aos órgãos responsáveis.

  • Faça contratos de qualidade:

Também é importante estabelecer contratos de qualidade com os seus colaboradores ou demais prestadores de serviço para a sua empresa. Para isso, busque incluir elementos relacionados à proteção da propriedade intelectual nos seus contratos e explique aos colaboradores o que eles querem dizer e a importância de contar com esses elementos no contrato.

  • Proteja os seus dados:

Para evitar que a propriedade intelectual saia da empresa, principalmente por meio de ataques cibernéticos, invista na proteção dos dados da organização. Entenda quais são as melhores plataformas e softwares que podem ser utilizados nesse sentido, garantindo que hackers não terão acesso às informações sigilosas e dados sensíveis da organização.

Conclusão

Garantir a proteção da propriedade intelectual é essencial para qualquer empresa. Essa ação fará com que a sua empresa tenha maior credibilidade e garanta a segurança de tudo que foi construído até hoje. 

O ideal é que você busque uma empresa especializada para lhe auxiliar na proteção da propriedade intelectual da sua empresa.



VOLTAR


(55) 3511-2553
atendimento@levcompliance.com.br

Tecnopuc

Santa Rosa


R. Guaporé, 401 - Centro
Sala 504 Edifício NEO
Santa Rosa - RS, 98780-082

Tecnopuc

Tecnopuc


Av. Ipiranga, 6681 - Partenon
Porto Alegre - RS, 90619-900

Tecnopuc

Instituto Caldeira


Tv. São José, 455 - Navegantes
Porto Alegre - RS, 90240-200