Blog | LeV Compliance

As principais certificações e acreditações na área da saúde

Resumo da redação   

Empresas da área da saúde, como laboratórios, hospitais, clínicas médicas por exemplo, buscam capacitações e soluções de melhoria contínua na […]

As principais certificações e acreditações na área da saúde

05/07/22

Empresas da área da saúde, como laboratórios, hospitais, clínicas médicas por exemplo, buscam capacitações e soluções de melhoria contínua na entrega dos seus serviços.

Por tratarem dados sensíveis, essas empresas necessitam de cuidados redobrados, seja no que diz respeito aos procedimentos dos serviços que entregam, seja nas questões que se referem ao sigilo e segurança das informações a que têm acesso.

Nesse sentido, têm dedicado cada vez mais esforços para capacitar seus profissionais, padronizar seus processos e dar velocidade a seus recursos administrativos, alcançando, assim, a profissionalização da gestão, a redução dos custos e a excelência na prestação de serviços.

O resultado desses esforços podem gerar certificações e/ou acreditações, que identificam a empresa como sendo uma empresa com auto grau de confiabilidade.

Existe diferença entre certificação e acreditação?

Há pessoas que confundem certificação e acreditação, outros imaginam ser a mesma coisa. No entanto, elas são complementares, veja a seguir. 

De acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), “define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental”.

De modo geral, é o reconhecimento formal acerca da competência de uma instituição para desenvolver tarefas específicas, de acordo com critérios pré-definidos pela Norma de Acreditação. Ela possui um caráter mais técnico e menos procedimental do que as certificações.

Já a certificação, é um modelo pelo qual uma terceira parte, ou seja, um órgão imparcial, dá garantia escrita de que um produto, serviço, processo ou sistema de qualidade de determinada instituição está de acordo com os requisitos especificados.

Apesar da sutil diferença, não existe qualquer oposição entre acreditações e certificações. Como visto, elas se complementam e são fundamentais para que uma instituição de saúde alcance a excelência na prestação de serviços.

Quais as principais acreditações na área da saúde? 

  • ONA (Organização Nacional de Acreditação)

A ONA – que tem seu foco na segurança do paciente – é uma das mais importantes entidades ligadas à validação da qualidade de serviços de saúde do país. Ser acreditado oficialmente pela ONA traz diversas vantagens para a instituição de saúde, como o aprimoramento da gestão, a maximização da segurança para pacientes e profissionais da saúde, melhoria na qualidade da assistência prestada, além da valorização da marca.

O processo de acreditação da ONA passa por duas etapas:

Diagnóstico Organizacional

Essa primeira etapa é facultativa e diz respeito à aplicação (nesse momento, ainda sem fins de certificação) da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação pela organização que está sendo avaliada. Passando por essa etapa com louvor, a instituição recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

Certificação

Para conquistar a acreditação, esta é a única etapa obrigatória. Ela consiste na aplicação, de fato, das metodologias que falamos anteriormente. Dependendo do desempenho da instituição e do preenchimento dos requisitos exigidos, é possível alcançar os seguintes níveis:

ONA 1 – Acreditado: concedido a instituições que buscam garantir a segurança dos pacientes.

ONA 2 – Acreditado Pleno: além de cumprir as exigências do ONA 1, as organizações que alcançam esse nível possuem um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada. Esse certificado vale por 2 (dois) anos.

ONA 3 – Acreditado com Excelência: quando uma instituição alcança esse patamar, possui uma cultura organizacional focada na busca contínua da melhoria, com resultados positivos e que alcançam todas as suas esferas. Há excelência na gestão, quando a empresa alcança o ONA 3.

  • JCI (Joint Comission International)

A JCI, a mais tradicional instituição de acreditação hospitalar do mundo, atua, desde 1994, em mais de 90 países. Sua missão é melhorar a segurança e a qualidade de cuidados dos serviços hospitalares em todo o mundo, por meio de cursos de formação, publicações, consultas e serviços de avaliação. 

Os padrões que levam à renomada acreditação JCI são organizados em torno das importantes funções comuns a todas as instituições de saúde. Com isso, seus critérios de avaliação passam por respeito aos direitos dos pacientes e seus familiares, alcance de indicadores internacionais de segurança, gerenciamento de fármacos, acesso ao tratamento e sua continuidade e capacitação de profissionais, além do gerenciamento de prontuários.

Sobre a JCI – já que ela é a mais relevante das acreditações hospitalares – é importante ressaltar que tal certificado somente é concedido se a instituição alcançar um status elevado de excelência, baseado nas regras de pontuação e decisão estabelecidas pelas políticas internacionais da JCI.

Segundo Paula Wilson, presidente e diretora executiva da JCI, em entrevista à revista HealthCare Management, a partir da primeira acreditação, toda entidade precisa, obrigatoriamente, renovar seu certificado a cada 3 (três) anos. Para a renovação, novas avaliações são realizadas pelos profissionais da Joint Comission International, que são os responsáveis por validar a qualidade e a segurança empregadas continuamente pelas organizações.

  • AABB – ABHH

Anteriormente conhecida como American Association of Blood Banks (Associação Americana de Bancos de Sangue), a AABB é uma associação internacional sem fins lucrativos que representa indivíduos e instituições na área de terapia celular e medicina transfusional – como hemorredes, bancos de sangue, agências transfusionais, etc. 

Seu programa de acreditação, além de analisar o sistema de gestão de qualidade do estabelecimento, visa também aumentar a qualidade e a segurança da coleta, do processamento e do armazenamento e distribuição de produtos celulares e do sangue. A auditoria da AABB é baseada na observação e no cumprimento de seus padrões, normas e regulações, que são revistos a cada dois anos por um grupo multidisciplinar de especialistas.

Quais as principais certificações na área da saúde?

  • ISO

A ISO é a mais importante rede mundial de institutos de padronização. Ela reúne entidades de 148 países e é representada, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Possui como principal referência a ISO 9000 (um conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004, 19011). E está ligada às orientações básicas para implantação dos sistemas de gestão de qualidade, diretrizes para auditorias, controle de riscos, etc.

O sistema ISO indica solidez, credibilidade, responsabilidade e excelência nos procedimentos adotados na instituição certificada. E ele fornece uma infinidade de técnicas para otimização de processos internos. Mas é sempre focando seus resultados na satisfação plena de seus pacientes (no caso da área de saúde).  

A relação da LGPD com as acreditações e certificações

Desde 2020, clínicas médicas, hospitais, consultórios e demais estabelecimentos na área da saúde precisam manter seus sistemas adequados à Lei Geral de Proteção de Dados. Profissionais da saúde e diretores dessas instituições devem estar atentos para adaptar seus processos e culturas internas de forma a garantir a segurança de dados de seus pacientes.

A legislação visa acabar com o mercado de dados pessoais para fins comerciais sem a autorização do usuário, como por exemplo a venda de informações pessoais inicialmente coletadas por outras empresas.

A lei também tem por objetivo aumentar a segurança de informações confidenciais. Por isso, trata com mais rigor os dados passados entre os sistemas das próprias instituições da área da saúde, entre clínicas e hospitais, laboratórios ou operadoras de saúde.

Desse modo, aquelas empresas da área da saúde que buscam acreditações e certificações, a fim de demonstrar que possuem excelência em seus serviços e entregas, deverão estar adequadas à LGPD. A segurança dos dados é um ponto de grande relevância, observado pelos clientes no momento em que vão escolher a empresa que prestará os serviços que estão buscando.

Conclusão

As acreditações e certificações dos serviços de saúde são titulações de grande relevância, que refletem a qualidade da assistência clínica prestada e o interesse dos gestores pelo aprimoramento das atividades. 

Portanto, é imprescindível que os gestores analisem os requisitos, se preparem para as auditorias e estejam empenhados em modificar as não conformidades.

Para estar de acordo com a LGPD, e obter a aprovação das acreditações e certificações, os gestores precisam contar com uma empresa especializada, que realize a entrega completa da adequação, atendendo todos os pontos exigidos pela legislação. Conte com a LeV Compliance, especialista na adequação à LGPD de empresas da área da saúde, para obter o certificado de empresa adequada à LGPD. Baixe gratuitamente o nosso guia de 10 passos para adequação à LGPD na área da saúde, ou se preferir clique aqui e fale com um dos nossos consultores.



VOLTAR


(55) 3511-2553
atendimento@levcompliance.com.br

Tecnopuc

Santa Rosa


R. Guaporé, 401 - Centro
Sala 504 Edifício NEO
Santa Rosa - RS, 98780-082

Tecnopuc

Tecnopuc


Av. Ipiranga, 6681 - Partenon
Porto Alegre - RS, 90619-900

Tecnopuc

Instituto Caldeira


Tv. São José, 455 - Navegantes
Porto Alegre - RS, 90240-200